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Como solicitar um concreto usinado em obras residenciais?

Para quem nunca participou de uma concretagem em obras residenciais, há duas formas principais de fabricação do concreto: No próprio canteiro de obras (Conforme figura 2), através de betoneiras ou procedimento manual e por empresas especializadas na fabricação usinada dessa mistura (Transportados por caminhões conforme a figura 1). O que demanda a escolha de cada método situa-se basicamente no volume a ser utilizado, ao qual o engenheiro residente será responsável por definir a viabilidade e escolha entre os métodos, considerando os elementos estruturais a serem preenchidos.
Usualmente, após essa determinação, ele repassa para sua equipe (Mestre, estagiários de Engenharia Civil e/ou Técnicos em Edificações) para estes poderem-no auxiliar na organização da programação e controle da execução do serviço de lançamento do concreto. Quando o método usinado é escolhido, como é feita a solicitação?

Prefeitura de Itiquira adquiri caminhão betoneira 0km | Portal da ...
Figura 1 – Caminhão Betoneira
Fonte: http://www.itiquira.mt.gov.br/2015/05/prefeitura-de-itiquira-adquiri-caminhao-betoneira-0km/


Confira 6 dicas para comprar betoneiras | AECweb
Figura 2 – Concreto fabricado na obra
http://www.aecweb.com.br/revista/materias/confira-6-dicas-para-comprar-betoneiras/18484

OBS.: Apesar de o processo usinado parecer ser mais fiel ao controle de dosagem, a análise da qualidade não deixa de ser determinante. Porém, em se tratando de que os dois métodos devem ser controlados, o delimitador para obras residenciais, onde é constantemente utilizado um concreto normal entre 20 e 40 Mpa, normalmente é o volume total a ser empregado. Em concretos especiais, outros fatores devem ser avaliados.

1º Programação com a concreteira

É de suma importância o alinhamento dos setores (Planejamento, Execução, Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Trabalho) da obra para definir os dias de concretagem.
Algumas usinas solicitam a demanda mensal da obra no final do mês anterior (Conforme figura 4) e a confirmação com uma semana de antecedência (Conforme figura 3) para poder atender com eficiência no dia programado, pois, apesar de haver contrato firmado com a obra, as concreteiras possuem outros acordos. Com isso, uma falha no planejamento, pode acarretar atrasos sistemáticos no lançamento, sendo exigentemente um processo contínuo. Por tanto, é importante especificar e confirmar o dia exato a ser efetivada a entrega do concreto usinado, bem como os horários, obedecendo ao intervalo de descarga de cada caminhão no elemento estrutural.
Essa solicitação normalmente é realizada pelo Técnico ou estagiário sob a supervisão do Engenheiro Civil, ou por ele mesmo, via telefone e e-mail, sendo importante também o retorno da concreteira sobre a confirmação do e-mail.

2º Especificação

Juntamente com a confirmação da data e horários, deve-se especificar na programação o local de aplicação, a peça estrutural e a discriminação dos materiais a serem utilizados na mistura, além de suas propriedades requeridas para o concreto no estado fresco e no estado endurecido. Logo, define-se o diâmetro máximo da brita (9 mm, 19 mm, 25 mm ou 32 mm), o fator água/cimento (Resumido pelo Slump), o consumo de cimento por m³, a resistência a compressão aos 28 dias (Fck ou a classe conforme a NBR 8953) e o volume total, sendo este dividido em várias entregas de caminhões com no máximo 7.5 m³, pois, apesar de possuir carga máxima de 8 m³, os basculantes podem derramar material durante a viagem se houver subidas íngremes. Logicamente, tem que ser avaliado também se o local a ser executado pode utilizar o volume máximo do caminhão antes de ser iniciada a pega do concreto, sendo interessante fazer um teste com um volume menor para poder identificar o tempo gasto (Se você concretar 5m³ em 1h30, provavelmente não será possível utilizar toda carga do caminhão, pois o volume máximo irá ultrapassar ou ficar bem próximo do tempo de pega, é muito arriscado). Todas as informações estão especificadas no projeto estrutural da edificação, cabendo ao engenheiro confirmar apenas o elemento estrutural a ser concretado e, então, recolher suas especificações.

                                             
  Figura 3 – E-mail da confirmação de programação do dia da concretagem
Fonte: Autor

Figura 4 – E-mail da programação mensal dos dias de concretagem
Fonte: Autor

 3º Outros Serviços

Além da programação com a concreteira, há também o acompanhamento de outras equipes que necessitam se preparar para o dia da concretagem e, em muitos casos, são empresas terceirizadas pela construtora.  Todo lançamento de concreto deve ser realizado com o devido controle tecnológico, logo é imprescindível que a programação seja repassada para a empresa especializada no procedimento, pois nenhum caminhão pode ser utilizado sem a aferição do Slump Test (Conforme Figura 5) e a moldagem dos corpos-de-prova.
https://i.ytimg.com/vi/wPUELiZaTSI/hqdefault.jpg
Figura 5 – Slump Test
Fonte: https://i.ytimg.com/vi/wPUELiZaTSI/hqdefault.jpg

As equipes de execução sejam elas terceirizadas ou mão-de-obra própria, também devem estar cientes não somente para finalizar os serviços de forma, armação e cimbramento no prazo, mas ainda poderem antecipar os processos preliminares que ocorrem no dia anterior ao da concretagem, como a preparação da base do local aonde será realizado o lançamento, a fim de evitar que os caminhões atolem e aumentem o transtorno no processo, além do teste dos vibradores, pois se houver algum quebrado ainda há tempo de substituí-lo. Já no dia, deve-se realizar a limpeza e o umedecimento das formas.
Por fim, as empresas de instalações também devem ser informadas quando envolverem os seus serviços, como no caso de uma laje, pois elas devem garantir a posição adequada dos pontos, prumadas e tubulações.
OBS.2: Apesar de trivial, é extremamente importante realizar à conferência intrínseca de todos os serviços envolvidos, principalmente, o de armação, pois este será envolvido e sua identificação será impossível de ser realizada após a concretagem. Lembrando que estamos tratando de um elemento estrutural, sendo ele parte constituinte do sistema que vai sustentar a nossa edificação.

4º Responsabilidades

A Norma 12655:2015 é bem clara em todos os aspectos sobre a responsabilidade dos itens supracitados:
“[...] Ao profissional responsável pela execução da obra de concreto cabem as seguintes responsabilidades:
a) escolha da modalidade de preparo do concreto [...];
b) escolha do tipo de concreto a ser empregado e sua consistência, dimensão máxima do agregado e demais propriedades, de acordo com o projeto e com as condições de aplicação;
c) atendimento a todos os requisitos de projeto, inclusive quanto à escolha dos materiais a serem empregados;
[...]” ABNT (2015, p.8).

Por tanto, conforme já descrito, algumas funções podem fazer parte do processo de solicitação. Todavia, sempre supervisionada pelo Engenheiro da Obra, ao qual detém de toda a responsabilidade.

REFERÊNCIAS:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12655: Concreto de Cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento. Rio de Janeiro: 2015. 23 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8953: Concreto para fins estruturais – Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência – Procedimento. Rio de Janeiro: 2015. 3 p.
 

Comentários

  1. Parabéns pelo conteúdo, linguagem clara e fácil de compreender o processo e as exigencias \0/

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